A sede do SEF em Porto Salvo, concelho de Oeiras, foi esta manhã alvo de buscas por elementos de PJ, em causa estará a emissão de autorizações de residência para investimento superiores a 500 mil euros, os vulgarmante designados por ‘vistos gold’.
Duas fontes oficiais confirmaram, entretanto, ao semanário Expresso que na sequência destas buscas, o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de corrupção.
Além de Manuel Jarmela Palos foi também detido, acrescenta a mesma publciação, o presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo.
A Procuradoria-Geral da Republica confirmou no início de junho que o Ministério Publico, em conjunto com a PJ, estava a investigar suspeitas de corrupção na atribuição de 'vistos gold'.
Na altura, o MP esclarecia que estava a investigar "suspeitas de corrupção na atribuição de vistos gold", mas sem que houvesse alguém constituído arguido.
Na quarta-feira, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) indicou que, sobre o programa Vistos 'Gold', captou um investimento estrangeiro em imobiliário no valor de 108,3 milhões de euros, em outubro, considerando-o "o melhor registo mensal desde que foi criado", totalizando já 972 milhões de euros de investimento captado para o imobiliário nacional.