Universidade de Vila Real divulga investigação nas escolas e até na prisão

A Universidade de Vila Real promove entre 24 e 29 de novembro a Semana da Ciência e Tecnologia para divulgar a investigação, desde a etnomatemática, geologia, lendas ou alimentação, à comunidade, incluindo os reclusos do estabelecimento prisional.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/11/2014 11:08 ‧ 17/11/2014 por Lusa

País

Eventos

A iniciativa, que conta com a parceria da Câmara de Vila Real, quer envolver toda a comunidade e pretende divulgar os trabalhos que estão a ser desenvolvidos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Segundo divulgou hoje a academia transmontana, a semana arranca a 24 de novembro com o Dia da Inovação, que tem com o objetivo divulgar as atividades nas áreas da tecnologia, propriedade intelectual e empreendedorismo.

As iniciativas decorrerão no 'campus' da universidade, mas serão também levadas pelos investigadores aos mais diversos espaços da comunidade, onde acontecerão colóquios, conferências, 'workshops', jogos, experiências e demonstrações.

Durante esta semana vai-se falar de alimentação saudável e inteligente, o socorro a vítimas de acidente e doenças súbitas, os perigos das aventuras de ar livre, os produtos alimentares obtidos com diferentes tecnologias, criação de laboratórios em salas de aula, saberes etnomatemáticos do povo (a matemática dos antigos), os segredos da geologia da região e o universo lendário transmontano.

E é precisamente sobre as lendas e as mensagens e saberes que transmitem, que o investigador Alexandre Parafita vai falar com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Vila Real, no dia 25.

Enfermeiros juntam-se para ensinar a alertar e ensinar os alunos do secundário a socorrer em casos de emergência e também para alertar a comunidade para uma alimentação saudável e inteligente.

Falar-se-á ainda dos saberes (etno)matemáticos das profissões antigas, em particular da tanoaria e latoaria, que ainda que pouco conhecidos. Cecília Costa, Maria Manuel Nascimento e Paula Catarino vão à Universidade Sénior de Vila Real dar a conhecer estudos feitos junto destas duas profissões que estão em vias de extinção.

Os amantes dos desportos da natureza, como caminhadas, canoagem, 'rafting', natação em rios, serão alertados para alguns perigos inimagináveis, como "as espiroquetas patogénicas" (Borrelia e Leptospira) que podem ser transmitidas pela mordedura de carraças ou pelo contacto com ambientes contaminados, respetivamente.

Com esta oficina interativa pretende-se que os alunos compreendam como os conhecimentos sobre as espiroquetoses de caráter zoonótico têm uma aplicação prática na saúde pública e informar sobre como prevenir este tipo de infeções.

O evento inclui ainda a realização dos XXVIII Jogos Galaico-Durienses, que vai juntar alunos de seis universidades do norte de Portugal e da Galiza na prática de andebol, voleibol, natação e 'floorball'.

No âmbito desta semana decorrerá uma conferência pelo professor Alexandre Quintanilha, intitulada "Potenciação Cognitiva: desafios futuros", e realizar-se-á a gala de entrega de prémios do concurso Douro Empreendedor, que vai contar com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O Prémio Douro Empreendedor recebeu 165 candidaturas às quatro categorias deste concurso que quer distinguir e impulsionar a criação de projetos inovadores na região do Douro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas