Qual a forma mais eficaz de 'castigar' o seu filho?

Na altura de repreender os maus comportamentos dos filhos, os pais nem sempre sabem como devem atuar. Deixamos-lhe alguns conselhos, dados pelos especialistas que conversaram com o Diário de Notícias sobre o tema.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
21/11/2014 10:00 ‧ 21/11/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Conselhos

Quando a maioria das pessoas pensava que o velho truque de colocar pimenta na boca dos miúdos, quando estes se comportam mal, tinha caído no esquecimento, surge uma figura pública que confessa fazê-lo.

O chef britânico Jamie Oliver não tardou em ser criticado. No seguimento da polémica, o Diário de Notícias foi ouvir especialistas para perceber que castigos devem ser aplicados aos filhos.

“Castigos físicos não têm o efeito que os pais estão à espera, uma vez que a criança é educada para o medo e não há compreensão do que está certo e errado”, explica a psicóloga Inês Marques, certa de que “usar alimentos como castigo ou reforço (por exemplo, dar um gelado se a criança se portar bem) pode ter um efeito perverso”.

A especialista aproveitou para dar alguns conselhos aos pais, dizendo que “quando os comportamentos não são muito graves, a melhor forma de os enfraquecer é ignorá-los”. Porém, “há situações graves que não devem passar em branco e merecem castigo”.

A mesma opinião é defendida pelo pediatra Mário Cordeiro, que sugere “retirar tempo dos ecrãs (televisão, consola…), encarregar de algumas tarefas domésticas, cancelar a semanada em alguns casos ou ficar no quarto a refletir sobre a vida”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas