Portugal tem dois meses para aplicar direitos dos passageiros ferroviários

A Comissão Europeia deu hoje um prazo de dois meses a Portugal para aplicar plenamente a legislação comunitária sobre direitos dos passageiros ferroviários, ameaçando recorrer ao Tribunal de Justiça caso tal não suceda.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
26/11/2014 12:32 ‧ 26/11/2014 por Lusa

País

Bruxelas

Por ocasião da divulgação do pacote mensal de processos de infração aos Estados-membros por incorreta aplicação da legislação da União Europeia, o executivo comunitário instou Portugal a adotar as medidas necessárias para a aplicação de um regulamento que estabelece os direitos dos passageiros que viajam de comboio na UE e que entrou em vigor há praticamente cinco anos, em dezembro de 2009.

Bruxelas aponta, em concreto, que Portugal ainda não definiu um sistema de penalização adequado que assegure que o regulamento é respeitado na íntegra, algo que os Estados-membros deveriam legalmente fazer até junho de 2010.

"Portugal tem dois meses para notificar a Comissão das medidas adotadas para aplicar o regulamento de forma correta, e se tal não suceder a Comissão poderá decidir levar Portugal ao Tribunal de Justiça da UE", adverte o executivo comunitário.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas