Marques Mendes pediu ajuda para dois vistos gold

O nome de Luís Marques Mendes é referenciado no processo dos Vistos Gold. Seguindo a informação que a TVI conseguiu apurar, o antigo governante pediu ao então presidente do Instituto dos Registos e Notariado para que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
19/12/2014 14:12 ‧ 19/12/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Processos

Luís Marques Mendes pediu a António Figueiredo que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

De acordo com a informação apurada pela TVI, um dos pedidos terá sido feito em agosto deste ano e destinava-se à atribuição de nacionalidade portuguesa à mulher de um dos maiores empresários de Moçambique. António Figueiredo, escreve a publicação, assegurou o pedido feito por Marques Mendes.

O antigo líder do PSD terá mesmo ponderado falar com Pires de Lima caso fosse necessária uma declaração do Ministério da Economia para a atribuição dos dois vistos. Contudo, à TVI, o gabinete do ministro da Economia desmente qualquer contacto por parte do agora comentador político, informação confirmada pelo próprio Marques Mendes que, também à TVI, revelou nunca ter tocado no assunto com o governante.

O outro pedido feito por Marques Mendes diz respeito a uma brasileira, que, segundo a publicação, tencionava fazer investimentos avultados em território nacional. Nessa altura, o ex-ministro voltou a contactar António Figueiredo, agora em prisão preventiva.

Contactado pela estação televisva, Marques Mendes apenas não respondeu a uma questão: “Esse apoio da sua parte passou por um contacto direto com o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, dr. António Figueiredo?”. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas