Guerra entre Sócrates e prisão por causa de cachecol do Benfica

Umas botas que José Sócrates levou para a cadeia quando foi detido, assim como um cachecol e um edredão do Benfica, levaram o diretor do Estabelecimento Prisional de Évora a abrir uma guerra com o arguido, noticia o Expresso.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
17/01/2015 07:33 ‧ 17/01/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Évora

Depois de ter surgido uma queixa, da parte do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, a dar conta de que José Sócrates era beneficiado na prisão, o diretor do estabelecimento endereçou-lhe três ofícios que pouco lhe agradaram.

Dois deles dizem respeito a um edredão e um cachecol do Benfica, que o recluso 44 recebeu do amigo António Ramos, conhecido por ‘Barbas’, um acérrimo adepto benfiquista. A falta de aquecimento nas celas terá levado, segundo o advogado Pedro Delille, a que Sócrates pedisse que lhe levassem roupa de cama.

“Não percebemos a proibição em relação ao edredão, porque há outros reclusos que têm”, lamentou o defensor em declarações ao Expresso.

O terceiro incide sobre umas botas de cano alto, que o antigo primeiro-ministro tinha consigo quando foi detido, a 21 de novembro. Ainda que o advogado do arguido entenda que “não há nenhuma referência a botas no Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais”, esse não é o entendimento dos responsáveis pela cadeia.

Há um despacho que “elenca o vestuário e o calçado que os reclusos, em regime comum, podem ter no seu espaço de alojamento e estabelece o número e o tipo de peças de roupa e calçado que cada um pode ter. (…) Entre o que se encontra discriminado não se incluem botas ou cachecóis”, explicou o diretor de Serviços de Organização, Planeamento e Relações Externas da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

A defesa de Sócrates promete apresentar, na próxima segunda-feira, um recurso na DGRSP, que terá efeitos suspensivos sobre a entrega das botas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas