Afinal, contas de 'amigo' de Sócrates foram abertas em 2008

José Sócrates encontra-se em prisão preventiva desde novembro suspeito de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. O ex-primeiro-ministro e o seu fiel amigo, Carlos Santos Silva continuam a dar que falar.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
11/02/2015 19:31 ‧ 11/02/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Suíça

As duas contas na Suíça detidas por Carlos Santos Silva, mas que se acredita que eram usadas para esconder dinheiro de José Sócrates, foram abertas em 2008 e utilizadas até ao final de 2009.

O antigo primeiro-ministro e o empresário de construção civil e obras públicas estão presos preventivamente desde novembro por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. E é o dinheiro encaminhado para a Suíça que constitui a peça-chave para a investigação em curso no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

O Expresso dá conta de que os depósitos feitos por Carlos Santos Silva no banco USB, em Genebra, remontam ao período em que o empresário foi administrador da Lena Engenharia e Construção, a principal empresa do Grupo Lena, e no tempo em que Sócrates esteve à frente do Governo, acabando por contrariar a ideia de que os montantes eram referentes a uma época anterior a 2005.

O procurador Rosário Teixeira afirma que os factos são posteriores a 2005. Isto é depois de Sócrates ter assumido o cargo de primeiro-ministro.

“É todo um mundo de diferença e acredito que isso vai ter efeitos processuais devastadores para o Ministério Público. Não se pode chamar um cidadão, prendê-lo e dizer que matou a mulher e depois vir dizer que afinal matou a sogra. Onde estão as garantias de defesa?”, questiona a defesa de Sócrates.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas