Instrutores de tiro contaminados com metais tóxicos

Os gases libertados durante o disparo nas carreiras de tiro já levaram a que alguns instrutores fossem afastados de funções. A direção da PSP disponibilizou-se para pagar despesas de saúde.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
28/02/2015 07:28 ‧ 28/02/2015 por Notícias Ao Minuto

País

PSP

A PSP conta, pelo menos, duas dezenas de instrutores de tiro a quem foram diagnosticados problemas relacionados com os gases libertados pela pólvora nas carreiras de tiro.

Segundo o Diário de Notícias, desde há dois anos para cá, exames médicos têm vindo a detetar que há trabalhadores contaminados com metais altamente tóxicos que causam, entre outros sintomas, irritações na pele, úlceras constantes, defesas fragilizadas, debilidade e cansaço geral.

O problema acentua-se nos responsáveis pelo treino com armas de fogo que trabalham em carreiras fechadas, mais perigosas para a saúde.

“Sempre que se dá um disparo com arma de fogo, libertam-se várias moléculas de metais pesados, as quais, por ação do calor da deflagração da pólvora, sofrem alterações e libertam gases contendo vários metais pesados, como chumbo, antimónio, bário, mercúrio, crómio e níquel, a que o instrutor de tiro está exposto”, explicou ao Diário de Notícias uma fonte policial que está a acompanhar os casos.

Há, inclusivamente, “instrutores que foram afastados de funções por motivos de saúde”, pelo que o presidente do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) solicitou mais apoio à Direção Nacional para prevenir estes problemas de saúde.

A direção da PSP já se disponibilizou para pagar tratamentos e exames feitos por alguns instrutores, mediante apresentação de fatura.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas