Estudo apresentado hoje propõe novo sistema de segurança interna

A emergência de novas ameaças e riscos exige um novo sistema de segurança interna, "que integre a complexidade da realidade social", defendem os autores de um estudo sobre "um conceito estratégico de segurança interna" a ser apresentado hoje.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/03/2015 06:40 ‧ 04/03/2015 por Lusa

País

Notícias

Com cinco autores, do Grupo de Reflexão Estratégica sobre Segurança Interna (GRESI), o estudo em forma de livro apresenta "um conceito estratégico de segurança interna", suprindo "uma lacuna do conhecimento estratégico sobre segurança nacional", dizem os responsáveis.

"Em Portugal, e ao contrário do que acontece na dimensão externa da segurança nacional, em que existe um quadro estruturado de conhecimento e um conceito consolidado de Defesa Nacional, é manifesta a escassez da análise e do estudo sistemático", feito de forma independente, "que suporte recomendações estratégicas determinantes sobre segurança interna", acrescentam, numa nota sobre a apresentação.

No livro ‘Segurança Interna Horizonte 2025. Um Conceito Estratégico de Segurança Interna’ os autores defendem que os novos desafios que as sociedades modernas enfrentam pressupõem uma estratégia de segurança nacional em que a Segurança Interna tenha uma contribuição "ativa e estruturante".

O GRESI faz estudos e análises com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas de segurança interna.

O estudo foi feito pelos membros do GRESI Nelson Lourenço, sociólogo e professor catedrático, Figueiredo Lopes, antigo ministro da Administração Interna e também da Defesa, e Conde Rodrigues, antigo secretário de Estado da Administração Interna e também da Justiça.

E ainda por dois membros do grupo de peritos do GRESI, Agostinho Costa (major-general, 2.º comandante geral da GNR) e Paulo Silvério (Tenente Coronel da GNR).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas