A Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) tinha feito uma denúncia há três meses, onde indicava problemas graves em dozes tribunais. Desde a falta de condições de segurança, higiene e saúde em tribunais de 12 localidades, Almeirim, Aveiro, Barcelos, Beja, Braga, Covilhã, Lagos, Loures, Porto, Setúbal, Vila Franca de Xira e Vila Pouca de Aguiar.
Neste momento, já foi encontrada uma solução para o Tribunal de Loures, mas os restantes onze continuam na mesma.
A secretária-geral da Associação Sindical de Juízes, Maria José Costeira esperava que em três meses algo fosse feito, mas continuam sem resposta, dá conta a TSF.
Relativamente ao caso de Loures, sabe-se que existem ainda juízes a trabalhar em contentores junto ao Palácio de Justiça.
Em comunicado, o Ministério da Justiça informa que está a par das situações denunciadas. “Todos os casos elencados no relatório da ASJP são do conhecimento do Ministério da Justiça, encontrando-se em curso os trabalhos tendentes à sua resolução”.
Mas “nalguns casos a solução já está encontrada e estão os procedimentos em curso, como é o caso de Loures para o qual é chamada a atenção. O Ministério da Justiça espera que as obras de ampliação comecem em breve. O concurso já foi adjudicado, aguarda agora o visto do Tribunal de Contas”, revela fonte do gabinete de Paula Teixeira da Cruz, indicando que as obras deverão estar concluídas até ao fim deste ano.