No início do mês de março, João Duque disse, referindo-se a Ricardo Salgado, ter premiado “um escroque da pior espécie”.
Estas declarações foram feitas ao jornal i durante as quais o antigo diretor do ISEG disse ainda ter-se “equivocado” em relação ao ex-presidente do BES que é suspeito de gestão danosa do banco.
Agora, dá conta o Observador, o atual presidente do ISEG enviou uma carta a Salgado pedindo desculpa pelas afirmações de João Duque e garantindo que não se revê nas mesmas.
“O professor João Duque não representa o ISEG e quaisquer declarações proferidas são a título meramente pessoal. O presidente do ISEG não subscreve a perspetiva expressa no referido texto”, pode ler-se na carta que começa com Mário Caldeira a assegurar que entende o “descontentamento” de Ricardo Salgado face à expressão “escroque da pior espécie”.
A missiva, a que o Observador teve acesso, termina com o diretor do ISEG a agradecer a “colaboração prestada” por Salgado e com uma demonstração de “elevada estima pessoal” pelo ex-presidente do BES.
Esta carta surge na sequência de uma outra missiva enviada por Salgado para o ISEG dando conta do seu desagrado pelas “palavras utilizadas” por João Duque.