"Agora há que arrebanhar por todo o lado"

Escutas a antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado foram reveladas pelo jornal i. António Figueiredo foi gravado a falar de vários pagamentos ilegais em troca de vistos gold.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
03/04/2015 12:50 ‧ 03/04/2015 por Notícias Ao Minuto

País

António Figueiredo

As gravações fazem parte de um acórdão da Relação de Lisboa elaborado na sequência do pedido de revisão das medidas de coação de um arguido no processo. Nas chamadas, o antigo líder do IRN discute contrapartidas para a atribuição dos famosos vistos gold.

Segundo o Jornal i podem ouvir-se nas escutas frases como “agora há que arrebanhar por todo o lado” e até António Figueiredo a dar garantias de que faria “um bocadinho de pressão” sobre o diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para resolver situações a pedido de um empresário chinês.

O envolvimento do líder do SEF torna-se mais claro quando o ex-presidente do IRN fala em “dar-lhe um bocadinho” dos pagamentos recebidos para “ele também ficar contente”.

As gravações acabam pouco depois da divulgação do escândalo de atribuição de vistos gold, não sem antes António Figueiredo ser gravado a declarar que “isto está podre é da parte dos espiões”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas