No último dia de abril, o Clube dos Pensadores (CdP) convidou a estar presente, como habitualmente, no Hotel Holiday Inn em Gaia, pelas 21h30, Manuela Moura Guedes.
Depois de receber Joana Amaral Dias, o CdP fecha o ciclo de debates este mês “no feminino” com outra convidada, descrita pelo fundador Joaquim Jorge como “um rosto conhecido da televisão, com um estilo peculiar, direto e polémico, marcado pela apresentação de telejornais em Portugal”.
Moura Guedes apresenta atualmente o concurso ‘Quem Quer Ser Milionário?’ e participa, como comentadora, no programa ‘Barca do Inferno’ na antena da RTP. Do passado transporta a polémica suspensão do Jornal Nacional de sexta-feira na TVI, que “para muitos foi um ato de censura” da administração da Media Capital “que visava calar uma voz incómoda para o Governo de José Sócrates no caso Freeport”.
Recentemente desistiu da queixa-crime por difamação que tinha apresentado contra Sócrates, na sequência de um processo judicial onde constavam declarações do ex-primeiro-ministro que alegadamente difamavam Moura Guedes por uma série de notícias sobre a conduta do, à data, chefe de governo.
O fundador do CdP promete “um debate sobre a atualidade política, sobre a vida de Manuela Moura Guedes”, mas também o “incontornável” tema Sócrates, que ganha ainda mais preponderância face ao facto de estarmos “em período pré-eleitoral” e de o socialista Manuel Maria Carrilho considerar que “Costa devia propor a expulsão de Sócrates do PS”.