Agente da PSP que agrediu adepto 'encarnado' arrisca expulsão

José Magalhães foi ontem agredido na festa de celebração do bicampeonato do Sport Lisboa e Benfica, em Guimarães, por um agente da PSP.

Notícia

© Youtube

Notícias Ao Minuto
18/05/2015 18:43 ‧ 18/05/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Guimarães

O subcomissário Filipe Silva, que agrediu um adepto do Benfica, infringiu as normas da PSP em relação ao uso de força.

Dá conta o Expresso que mesmo que a sua versão dos factos, de uma alegada cuspidela, seja verídica, a única reação possível para um caso de injúrias é ordem de prisão. Filipe Silva que comanda a Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Guimarães arrisca mesmo a pena máxima de expulsão.

Só no caso de existir resistência à detenção é que o polícia poderia ter usado o bastão para o controlar, e nunca para bater, como mostram as imagens.

“É uma situação clara de uso excessivo de força”, explica o juiz conselheiro Mário Mendes, acrescentando que “não há qualquer reação física por parte do adepto do Benfica, [pelo que o] procedimento correto seria detê-lo. Mais nada”.

Também o presidente do Sindicato Unificado de Polícia da PSP, Peixoto Rodrigues concorda com a posição do magistrado. “Na minha opinião, a proporcionalidade dos meios utilizados neste caso é desproporcional, e penso que tendo em conta as imagens nada justificava a força excessiva e a utilização dos meios não letais”.

Um polícia que preferiu o anonimato e que conhece o oficial da PSP diz mesmo que o polícia “perdeu o controlo”.

O adepto agredido José Magalhães nega ter injuriado ou cuspido no oficial, que continua de serviço mas é alvo de um processo disciplinar da PSP e da IGAI.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas