Tem escapado um pormenor que é visível nas imagens onde se vê o subcomissário da polícia de Guimarães a agredir um adepto benfiquista: o agente Filipe Silva trocou o bastão longo por um bastão extensível de aço enquanto agredia a vítima.
Como pode analisar-se, numa primeira instância o agente retira o bastão longo para imobilizar o adepto. Após as imagens voltarem à agressão, depois de se terem focado no desespero de um dos filhos de José Magalhães, vê-se o agente já com outro bastão. Assista novamente ao vídeo e repare no minuto 1:13, em que o agente já se encontra com outro bastão.
Fontes policiais confirmaram esta situação ao Público. Sabe-se que o primeiro bastão é usado normalmente para agressores, enquanto o segundo já serve para partir vidros de automóveis em caso de emergência ou é utilizado em situações de grande violência.
Os agentes estão proibidos de atingir zonas letais do corpo com bastões de aço, devido ao perigo que isso representa. Trata-se mesmo de uma arma proibida, segundo a lei das armas, podendo ser apenas manuseada por agentes da autoridade.
De acordo com o Expresso também o Ministério Público vai averiguar o caso depois de ter recebido uma denúncia de um cidadão.