Há hospitais sem o medicamento para a Hepatite C

Quatro meses depois de o novo medicamento para o tratamento para a Hepatite C estar a ser utilizado há ainda pacientes que estão sem acesso ao fármaco.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
03/06/2015 11:15 ‧ 03/06/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Denúncia

A denúncia foi feita pelo presidente da Plataforma Hepatite C à TSF que assegura que o Hospital Pulido Valente e o Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa, não têm ainda o medicamento para tratar os respetivos pacientes.

“Há hospitais onde as pessoas que estão mais debilitadas ainda nem começaram a fazer o tratamento”, disse António Parente à TSF, considerando que “há uma discrepância no acesso à medicação”.

O responsável revelou que já fez “chegar ao senhor ministro uma carta” com estas preocupações e agora é “esperar que a situação seja resolvida”.

“Já não chega as dificuldades de saúde que as pessoas têm e ainda têm o azar de estarem em hospitais onde a situação não está resolvida e, por isso, não têm acesso à medicação”, acrescentou.

Apesar destes casos, António Parente sublinhou o sucesso que o novo fármaco está a ter entre os pacientes, referindo a existência de “apenas 10 casos de pessoas que não conseguiram terminar o tratamento e destes houve dois que faleceram". 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas