Agente da PSP que agrediu jornalista pode ser suspenso

O agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) a quem foi instaurado um processo na sequência dos incidentes entre a PSP e manifestantes, no Chiado a 22 de Março de 2011, por agressão a uma fotojornalista pode ser suspenso entre 20 a 120 dias, de acordo o relatório da Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI).

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
27/01/2013 14:33 ‧ 27/01/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Manifestação

O IGAI sugere que o agente da PSP que agrediu uma fotojornalista da France Press numa manifestação do Chiado, em Lisboa, a 22 de Março de 2011, seja suspenso num período entre os 20 a 120 dias, por considerar, como avançava ontem o semanário Expresso, que o agente agiu com excesso de zelo.

Acrescenta hoje o Jornal de Notícias (JN) que o agente em questão, e a quem foi instaurado um processo disciplinar e que entretanto foi transferido da esquadra na Amadora para o Corpo de Intervenção da PSP, tem 20 dias para contestar a sugestão do IGAI, que a ser aplicada implica que o vencimento do polícia seja suspenso durante o período de cumprimento do ‘castigo’.

Uma decisão final sobre a suspensão caberá, posteriormente, à juíza do IGAI Margarida Blasco, refere o JN.

Este caso, recorde-se, reporta a Março de 2011 quando durante a cobertura de uma manifestação no Chiado, uma fotojornalista da France Press foi empurrada por um agente da PSP.

Depois de cair ao chão, a fotojornalista levantou-se e dirigiu-se ao polícia que voltou a levantar-lhe o bastão tendo, no entanto, sido travado por um manifestante.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas