80% das queixas contra seguranças privados são por agressão

Nos últimos dois anos e meio, foram registadas 3.340 queixas contra seguranças privados, sendo a grande maioria por casos de agressão. A Associação de Empresas de Segurança Privada (AESP) defende que os números não retratam a realidade da profissão.

Notícia

©

Notícias ao Minuto
08/06/2015 12:56 ‧ 08/06/2015 por Notícias ao Minuto

País

Sociedade

Desde 2013, chegaram às esquadras da GNR e PSP 3.340 queixas contra estes profissionais, o que se traduz numa média de quase quatro casos por dia.

Apesar dos números terem vindo a diminuir ao longo dos anos, continuam a colocar em causa o trabalho desenvolvido por estes trabalhadores.

Perante os números, Rogério Alves, presidente da AESP, acredita que estes números não traduzem a realidade da profissão.

"Seria necessário perceber quantas dessas queixas deram origem a condenações", explica o responsável em declarações ao jornal Público. No entanto, o porta-voz da AESP não esconde que o "número pode ser um alerta".

Outro fator que preocupa as autoridades responsáveis é o número de vigilantes que exercem a profissão sem licença válida e que segundo, Rogério Alves, "têm de ser punidos". E sugere: "A fiscalização seria um primeiro passo para melhorar o combate ao trabalho não declarado e comportamentos ilegais".

A seguir aos casos de agressão, os crimes mais denunciados incidem sobre invasões à liberdade pessoal; contra a honra; contra a reserva da vida privada; contra a liberdade e autodeterminação sexual e contra a vida.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas