O ex-ministro Armando Vara foi detido para interrogatório e aplicação de medidas de coação no âmbito da Operação Marquês, avança a TVI24.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), citada pela Lusa, o mandato de detenção foi emitido por suspeita dos crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Foram feitas dezenas de buscas ordenadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) por todo o país, inclusive na sede da Caixa Geral de Depósitos, na residência e nos escritórios de Armando Vara, segundo fonte ligada ao processo.
Estas buscas surgem numa altura em que está a ser investigada a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, pela Caixa-Geral de Depósitos, com perdas superiores a 100 milhões de euros. A operação financeira data de 2006, quando Vara era administrador da CGD.
Armando Vara, ministro da Administração Interna e Adjunto do Primeiro-Ministro nos Governos liderados por António Guterres e também ex-administador do BCP, está detido no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e deverá ser ouvido amanhã no Tribunal Central de Instrução Penal.
[Notícia atualizada às 23h56]