O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, revelou ao jornal Público que vai “desmantelar” a Marina do Lugar de Baixo, situada no concelho da Ponta do Sol.
“Perante os factos, o governo regional decidiu iniciar o seu desmantelamento e recolha do equipamento, que será usado em outros empreendimentos de natureza pública”, revelou o responsável madeirense em declarações ao jornal Público.
A Marina do Lugar de Baixo, escreve o Público, foi inaugurada em 2004. Com um orçamento inicial estimado em 29,7 milhões de euros, o valor final fixou-se nos 100 milhões devido a constantes intervenções que foram necessárias.
Segundo a mesma fonte, o empreendimento foi construído apesar de vários estudos indicarem que a sua construção não seria viável, tendo em conta as condições do mar naquele local.
A Marina foi um dos empreendimentos levados a cabo através das sociedades de desenvolvimento que Jardim criou para contornar problemas de endividamento excessivo. Mas não foi caso único. A este soma-se, a título de exemplo, um heliporto no Porto Moniz que nunca chegou a funcionar ou um campo de golfe no Porto Santo que custou 25 milhões de euros e que tem apenas 30 sócios.
Miguel Albuquerque disse ainda que “a reestruturação das sociedades de desenvolvimento, em articulação com os restantes acionistas [municípios], está a ser equacionada dentro do objetivo de reformulação de todo o setor empresarial regional”.