Os bombeiros de Barcelos resgataram três cães de um apartamento na Quinta da Formiga, em Arcozelo, concelho de Barcelos, após o alerta feito pelos vizinhos que testemunharam o estado em que os animais se encontravam, revela o Jornal de Notícias.
Um dos animais, uma cadela pastor alemão, chamada Kiara, esteve toda a manhã na varanda ao sol, sem possibilidade de alcançar a comida e a água. A cadela estava presa a um ferro por uma corda de 30 centímetros e não tinha espaço para se deitar. O desespero do animal, que já estava pendurado na varanda correndo o risco de cair, foi visível pelos vizinhos.
Os agentes da PSP subiram ao quinto andar do prédio mas ninguém atendeu, assim foi necessário que uma outra patrulha, mais tarde, pedisse a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. Para além da cadela, no interior do apartamento, as autoridades descobriram ainda mais dois cães, ambos sem água ou comida.
“Sabíamos que o dono lhe batia. Era costume ouvirmos guinchos da cadela”, assumiu um vizinho que preferiu manter-se anónimo. “Ele esta manhã bateu-lhe e fechou-a na varanda”, explicou outro vizinho ao Jornal de Notícias.
Os animais estão agora entregues ao canil municipal e o caso será reportado ao Ministério Público.