O ministro do Ambiente e os secretários de Estado do Ambiente e da Energia dão hoje voz e explicação a um documento que foi ontem publicado em Diário da República e que diz respeito à mobilidade de funcionários públicos.
Conta a TSF que em causa está uma série de mudanças que visam trazer algumas novidades ao dia-a-dia dos funcionários da administração pública.
Funcionários públicos a pedalar, a partilhar carros do Estado e até a criação de zonas de estacionamento para bicicletas junto organismos do Estado são algumas das medidas contempladas no documento.
Além da poupança, a sustentabilidade surge em destaque na iniciativa. E esta tem até números e um prazo bem balizado, como dá conta a mesma rádio: durante os próximos cinco anos, o objetivo passa por atingir uma redução de 20% das emissões de dióxido de carbono na frota de automóveis do Estado.
Recorde-se que, para lá destas medidas, o Governo já tinha também anunciado a substituição de 1.200 carros por veículos elétricos, gerando uma poupança estimada pelo Executivo na ordem dos 50 milhões de euros.
As medidas em causa não são vinculativas – à mesma TSF, o Governo já realçou entretanto que não são obrigatórias – mas as orientações são para ser acompanhadas e apoiadas por todos os ministérios.