Montebelo SA regista "inexpressiva adesão" à greve

Os Empreendimentos Turísticos Montebelo (ETMB) SA informaram que a greve convocada para hoje pelo Sindicato da Indústria de Hotelaria e Turismo do Centro registou uma "inexpressiva adesão", não afetando o funcionamento das suas unidades.

Notícia

©

Lusa
21/08/2015 14:01 ‧ 21/08/2015 por Lusa

País

Empreendimentos

Mais de duas dezenas de trabalhadores dos ETMB - uma empresa participada pela Visabeira Turismo SGPS SA - concentraram-se hoje em Viseu e exigiram a reposição de direitos que alegam terem perdido devido à alteração da convenção coletiva.

Em comunicado, os ETMB referem que a greve "registou uma adesão residual de 15 trabalhadores num universo de 235".

Nesse âmbito, os ETMB "não registam nenhuma alteração no funcionamento dos sete hotéis e empreendimentos explorados pela empresa", ou seja, Montebelo Viseu Hotel & Spa, Hotel Príncipe Perfeito, Hotel Palácio dos Melos, Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, Hotel Casa da Ínsua, Montebelo Golfe e Complexo Desportivo Príncipe Perfeito, acrescentam.

No seu entender, "a fraca adesão à greve evidencia a falta de fundamento do recurso a esta forma de luta, que a esmagadora maioria dos trabalhadores soube perceber".

"Não se encontra qualquer justificação para a convocatória da greve a não ser a oportunidade decorrente da relevância dos ETMB SA na Região Centro e do calendário eleitoral que se avizinha", reiteram.

O sindicato tinha referido que o pré-aviso de greve abrangia cerca de 130 trabalhadores do Montebelo Hotel & Spa, do Palácio dos Melos e do Hotel Príncipe Perfeito (em Viseu), da Casa da Ínsua (em Penalva do Castelo) e do Aguieira Lake Resort & SPA (em Mortágua).

Ao início da manhã, o dirigente sindical Afonso Figueiredo considerou a adesão "bastante positiva", situando-se entre os 65 e os 70% no Montebelo Hotel & Spa. Relativamente às restantes unidades, não tinha ainda números precisos.

Segundo Afonso Figueiredo, mais trabalhadores estariam hoje em greve se não fosse a "atitude que a empresa tomou nos últimos dias", fazendo-lhes "uma abordagem direta" para "os questionar se faziam greve ou não, com a intenção clara de os demover".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas