O padre que ontem (segunda-feira) foi encontrado sem vida, em paragem cardio-respiratória, na cama da sua residência, na casa paroquial de Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, foi alvo de extorsão por prostitutas de nacionalidade cabo-verdiana em 2011.
De acordo com o DN, o padre Alípio da Silva Lima terá sido extorquido em milhares de euros pelas duas mulheres, que conheceu através de um site na Internet, com quem manteve contacto durante vários meses.
Quando souberem que se tratava de um padre, as mulheres começaram a chantageá-lo e a exigir-lhe avultadas quantias em dinheiro para não revelarem à sociedade o contacto que mantinham.
Uma situação que se prolongou até ao final de 2011, revela o DN, quando o padre pediu apoio à GNR de Viana do Castelo, que conseguiu desmascarar as duas prostitutas. Este escândalo levou ao afastamento do padre Alípio da Silva Lima durante um mês da celebração dominical na freguesia.
E, ontem, aos 62 anos foi encontrado morto em sua casa pela funcionária da casa paroquial: “A senhora ia levar-lhe o pequeno-almoço e encontrou-o sem vida. Tudo indica que já estaria morto há algumas horas”, revela ao DN fonte ligada ao processo.