A medida resulta de protocolos de intercâmbio estabelecidos com os parques zoológicos de Barcelona, Berlim e Colónia, e também com os holandeses Burger Zoo e Dierenpark Emmen.
"Estes são alguns dos mais importantes e emblemáticos parques zoológicos da Europa e contribuem agora para um importante acréscimo da coleção do único parque ornitológico do país", declara a direção do Zoo de Lourosa, em comunicado à Lusa.
Originárias de regiões como a América do Sul e o Bali, as 42 novas aves "vêm fazer crescer a coleção do Zoo em número, em diferenciação" e também no potencial de reprodução associado a "possíveis casais procriadores de algumas espécies ameaçadas".
Entre os espécimes entregues ao parque de Lourosa inclui-se um exemplar de Tachã e outro de Íbis Escarlate, que, sendo típicos da América do Sul, irão habitar no zoo um espaço recriando as condições tropicais das florestas, mangais e estuários dessa região do mundo.
Ao parque de Lourosa chegou também um casal de emas, que, apesar da sua idade juvenil, demonstram já o grande porte que é característico das famílias dos nandus, avestruzes e casuares, pelo que as duas aves vêm reforçar a representação dessa classe no recinto.
No âmbito da conservação, a chegada mais significativa ao zoo português foi, contudo, a de uma fêmea de Maina, que, originária do Bali, é apontada pela direção do parque ornitológico como "uma das aves mais ameaçadas de extinção atualmente" e vem agora fazer companhia ao macho da mesma espécie que já estava à guarda do recinto.
A expetativa é de "procriação da espécie em cativeiro e consequente preservação" da respetiva linhagem.
Calaus de face prateada, corujas das neves, rolas apunhaladas, papagaios de cara roxa, rolas de crista e dendrocisnes de peito negro são outros dos casais recém-instalados no Zoo de Lourosa, que passa a acolher também um exemplar de Arara Ambígua, de Grande Alexandre e de Gavião Caboclo.
Todas essas aves vêm sendo sujeitas a avaliação veterinária e a uma quarentena inicial, sendo que grande parte delas já pode ser observada numa visita ao parque.