O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Guimarães desmantelou, na passada terça-feira, uma rede de tráfico de droga, em que foram detidas 10 pessoas, entre elas, um conceituado advogado da região, com famílias ligadas ao ensino de Direito e à política.
Entre os suspeitos, oito homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 28 anos, está o advogado, um comerciante, um feirante, e ainda sete cidadãos cuja profissão não é conhecida.
Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial sobre a identidade das vítimas, o Jornal de Notícias avança que o advogado pertence a uma família reconhecida na área da advocacia e ligada à política.
O advogado tem um historial de toxicodependência e foi apanhado com cerca de dez gramas de heroína, por volta das 20 horas de anteontem, no local onde adquiriu a droga.
Além do advogado, da mesma rede fará parte o homem recentemente ilibado de uma condenação por alegadamente ter feito explodir o carro da namorada, tendo sido condenado a três anos de pena suspensa por violência doméstica e posse de armas.
A operação em causa, que terminou após uma investigação com vários meses, envolveu 18 buscas domiciliárias nos concelhos de Guimarães, Braga, Vieira do Minho, Famalicão e Lousada.
Os detidos passaram a noite na prisão e irão esta quarta-feira ser ouvidos pelo juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Guimarães, a partir das 14 horas, para lhes serem decretadas as medidas de coação.