Segundo as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), actualizadas às 2h53, o aviso amarelo abrangia Évora, Santarém, Lisboa, Leiria e Coimbra, devido às previsões de vento com rajadas até 80 quilómetros/hora (km/h) e agitação marítima com ondas de quatro a cinco metros.
O aviso laranja é o segundo mais grave na escala meteorológica, supondo uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo significa apenas risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã.
Os aguaceiros serão mais intensos e frequentes na região Sul, transformando-se em neve acima dos 800 metros.
Na Serra de Monchique, prevê-se vento forte, de 40 a 55 km/h, com rajadas da ordem dos 90 km/h até ao final da manhã.
A temperatura vai baixar, sobretudo na região Norte, prevendo-se mínimas de 4ºC (graus centígrados) para o Porto, 9ºC em Lisboa e 10ºC em Faro.
No domingo o tempo vai melhorar, esperando-se céu pouco nublado ou limpo, podendo estar muito nublado na região Norte durante a tarde.
O vento vai soprar com menos força, mas antecipa-se um acentuado arrefecimento nocturno com formação de gelo ou geada e nova descida das temperaturas mínimas.