"Alguém ateou fogo a um contentor do lixo junto da Federação Distrital do PS do Porto, na rua de Santa Isabel, que acabou por alastrar ao átrio da entrada da Federação. Por haver suspeita de mão criminosa foi contactado o piquete da Polícia Judiciária", disse à Lusa fonte da PSP.
Além desta polícia, estiveram no local os Bombeiros Sapadores do Porto, que receberam o alerta de incêndio às 03:40.
Contactado pela Lusa, o presidente da Federação Distrital do Porto do PS, José Luís Carneiro, disse que vai aguardar "serenamente" pelos resultados da investigação.
"Temos de aguardar serenamente pela investigação em curso, por forma a podermos concluir sobre as motivações de um ato que se traduziu na destruição de diverso património material do PS", declarou o líder da distrital socialista do Porto e deputado na Assembleia da República.
Os factos, afirmou ainda, "estão a ser investigados pela polícia e não podemos, de bom juízo, estabelecer imediata e diretamente um nexo de causalidade entre os acontecimentos políticos do dia de ontem [terça-feira] e os factos que se traduziram num ato de vandalismo efetuado na sede da Federação Distrital do Porto do PS".
O dia de terça-feira foi marcado politicamente pela aprovação, no Parlamento, de uma moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.
Outra fonte ligada ao PS/Porto explicou, entretanto, que o incêndio no contentor a arder junto à porta da sede provocou vários danos materiais, designadamente os vidros que estoiraram.