No espaço de uma semana, a GNR de Viseu e da Póvoa do Lanhoso lançou dois alertas sobre um novo tipo de burla que se traduz em cerca de 15 a 30 euros a menos no saldo do telefone.
Este esquema começa com uma chamada vinda de um número telefónico de países do Leste – embora o Diário de Notícias avance que o método também já é utilizado em Portugal – garantindo a quem atende que receberá um prémio se devolver a chamada. No entanto, o prémio não existe e quem se deixa ludibriar acaba com menos uns valentes euros no saldo.
Na página do Facebook da GNR de Viseu são dezenas as queixas e denúncias a este esquema de burla, sendo comum a referência a indicativos telefónicos da Bielorrússia e da Letónia (375 e 371, respectivamente). O número 37122652412 é, segundo os queixosos, o autor do maior número de chamadas.
Em Póvoa do Lanhoso também já foi denunciado um outro número estrangeiro, o 607930013, embora não seja este o que efectua a primeira chamada. De acordo com o DN, por vezes o primeiro telefonema é feito por um número não identificado, que garante pertencer à ZON, mas pede para que a chamada seja retomada para o número estrangeiro.
A GNR alerta também para que não seja fornecida qualquer tipo de informação sobre contas bancárias e cartões de crédito.