Esta iniciativa "decorre das novas atribuições do Alto Comissariado: nós, até 2014, estávamos exclusivamente focados na imigração, nas pessoas que chegam a Portugal, e desde o ano passado, passámos a ter também a missão de acompanhar os portugueses que estão fora do país, os nossos emigrantes", disse hoje à Lusa o Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.
"E no fundo, neste 'roadshow', neste roteiro que vamos fazer por quatro países da Europa, existem dois grandes objetivos: para já, conseguirmos levar até aos nossos portugueses não-residentes os projetos, os programas, as iniciativas que temos a eles dirigidas", apontou.
"Queremos, na primeira pessoa, falar com as pessoas e dar-lhes a conhecer esses programas, essas iniciativas", sublinhou o responsável.
Por outro lado, prosseguiu Pedro Calado, "queremos muito que as pessoas percebam que existe um organismo público em Portugal, neste caso, o Alto Comissariado para as Migrações, ao qual se podem dirigir e relatar as suas dificuldades, os seus sucessos, ideias que tenham e queiram partilhar connosco, para em conjunto irmos fazendo esta política pública mais alinhada com as suas expectativas".
Este "Roadshow -- Portugal é onde estão os Portugueses" arrancou hoje às 17:45 do Largo Camões e chegará no próximo sábado, 05 de dezembro, à cidade suíça de Genebra, onde estacionará junto ao Café Restaurante Boa Brasa, entre as 10:00 e as 18:00, para distribuir informação.
No dia seguinte, 06 de dezembro, estará em Zurique, no Restaurante Fabiana, no mesmo horário, partindo em seguida para o Luxemburgo, onde chegará a 08 de dezembro e estará também entre as 10:00 e as 18:00 junto ao supermercado Primavera Pain.
A paragem seguinte será, a 10 de dezembro, a cidade alemã de Hamburgo, onde a carrinha divulgará os programas do ACM de apoio aos emigrantes, junto aos restaurantes O Farol e D. José, das 10:00 às 18:00.
O roteiro deste 'Roadshow' termina em França, mais precisamente em Paris, nos dias 12 e 13 de dezembro, em três locais: na pastelaria Canelas, em Pierefitte, das 10:00 às 12:30, no restaurante Pedra Alta, de Pontault-Combault, das 13:00 às 18:00 e no Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris, entre as 10:00 e as 18:00.
Para reforçar a rede de comunicação e interação da comunidade portuguesa em países estrangeiros, o ACM lançou hoje também uma aplicação móvel -- disponível para Android a partir de hoje e, nos próximos dias, para iOS -- que se chama "Portugal Lá Fora".
Desenvolvida pelo ACM para ligar os portugueses e lusodescendentes espalhados pelo mundo, esta aplicação gratuita "vai promover o acesso a serviços e informações relevantes para os emigrantes, ao disponibilizar um conjunto de informações de vários âmbitos e com recurso a geolocalização, como embaixadas, postos consulares, associações de emigrantes, centros de línguas e espaços de lazer", precisa o organismo em nota enviada à Lusa.
"Depois de pesquisar os locais, é possível partilhá-los com amigos, fazer comentários e sugerir outros pontos de interesse", acrescenta.