Deputado socialista diz ao Governo que IC35, em Penafiel, é prioridade

O deputado do PS Fernando Jesus, eleito pelo círculo do Porto, defendeu hoje, na Assembleia da República, que a construção do IC35, em Penafiel, deve ser prioritária para o Governo socialista.

Notícia

©

Lusa
11/12/2015 19:04 ‧ 11/12/2015 por Lusa

País

Parlamento

"Tendo em conta a empreitada em curso do lanço entre a EN15 (Nó de Penafiel Sul) e a zona de Rans, estamos certos que o Governo saberá dar a máxima prioridade ao lançamento dos projetos de execução entre a freguesia de Rans e a rotunda dos Bombeiros de Entre-os-Rios(EN106), permitindo assim a acessibilidade ao concelho de Castelo de Paiva", afirmou Fernando Jesus.

No plenário, o parlamentar socialista acrescentou: "Face aos mecanismos de financiamento existentes para a construção de vias desta natureza, estamos certos que o Governo do PS, recentemente empossado, saberá tirar o maior proveito do Portugal 2020 e do Plano Juncker, assumindo a prioridade para a construção do IC 35".

Sublinhando a importância da infraestrutura rodoviária, o Fernando Jesus recordou que, do ponto de vista económico, aquela região "é a maior exportadora nacional de granito, tendo um enorme potencial exportador que é fundamental para o país".

Assinalou que aquele investimento "foi e é merecedor de um elevado consenso político regional", tendo o PS, PCP e BE apresentado "diversas iniciativas na anterior legislatura, chumbadas pela coligação PSD/CDS".

Jesus criticou o que considerou ser o "discurso contraditório" sobre a matéria dos "representantes do PSD e do CDS ao longo de quatro anos".

Segundo o parlamentar socialista, as forças que sustentavam o anterior Governo defendiam na região a construção do IC 35, "mas no Parlamento foram rejeitando as diversas iniciativas dos partidos da esquerda".

Para o deputado do PS, "o anterior Governo utilizou o IC 35 numa lógica eleitoralista, não só nas eleições autárquicas, como também nas eleições legislativas".

O IC 35, também conhecido como variante à EN 106, é reivindicado há mais de duas décadas pelos autarcas e empresários de vários concelhos, sobretudo Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

A acessibilidade ligará a cidade de Penafiel à localidade de Entre-os-Rios.

O anterior Governo adjudicou, a poucas semanas das eleições legislativas, as duas primeiras empreitadas, uma das quais já em execução, entre Paredes e Penafiel (ligação à A4).

A segunda, já adjudicada, ligará Penafiel a Rans, numa extensão de três quilómetros.

Ainda sem calendário definido fica a faltar a ligação, de cerca de 12 quilómetros, a Entre-os-Rios, considerada fundamental para os acessos em melhores condições aos concelhos de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas