No final de 2013, o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá pedido ao antigo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que fizesse uma proposta para a criação de um posto de oficial de ligação em Pequim, na China.
Segundo noticia o jornal i, o Ministério Público acredita que este cargo seria para favorecer a atividade imobiliária que António Figueiredo e os empresários chineses desenvolviam.
O Departamento Central de Ação Penal crê que Jaime Gomes, ex-sócio de Macedo e Zhu Xiaodong, empresário, “envidaram esforços para abrirem na China uma Agência de Imigração/Vistos Gold que divulgasse os serviços desenvolvidos por ambos em Portugal e angariasse clientela”.
Pouco tempo antes do pedido, tinha sido recusada a criação de um posto para um oficial de ligação em Islamabade, no Paquistão, alegadamente por falta de verbas, o que torna o caso mais estranho.
A proposta acabou por ser desenvolvida por Manuel Palos, a 17 de março de 2014 deu entrada no Ministério da Administração Intterna, mas acabou por nunca ter um despacho positivo do ministro, segundo o DCIAP, devido a fugas de informação que o poderão ter alertado.