Lamego vai ter hospital privado

O edifício onde funcionou o hospital de Lamego vai ser reabilitado e ampliado para acolher um hospital privado, um projecto de iniciativa local que envolve um investimento de oito milhões de euros, foi esta terça-feira anunciado.

Notícia

©

Lusa
05/03/2013 18:52 ‧ 05/03/2013 por Lusa

País

Projeto

O futuro Hospital Douro SA ocupará o edifício que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia e que ficou vazio depois da abertura do novo hospital de Lamego, em Fevereiro.

"Nasce por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia, com acolhimento da Câmara e da Caixa de Crédito Agrícola e vai envolver pessoas socialmente comprometidas com a região de Lamego", explicou um dos investidores, Ramón Santa Maria, durante a sessão de apresentação do projecto.

Segundo Ramón Santa Maria, o objectivo é criar "uma unidade de referência", que arrancará com as valências de ambulatório, meios complementares de diagnóstico, internamento e residências assistidas, podendo depois juntar-se-lhes outras.

Assim que o Ministério da Saúde entregar o edifício à Santa Casa da Misericórdia será constituída uma sociedade anónima com o capital social de cinco milhões de euros.

"Há um grupo de investidores portugueses que já manifestaram a sua vontade em participar e se, no âmbito local, houver investidores interessados, podem também entrar no capital social", explicou Rámon Santa Maria.

A Câmara de Lamego é que, por força da Lei das Finanças Locais, não poderá ter uma participação na sociedade anónima, o que o seu presidente, Francisco Lopes, criticou, por se tratar de um projecto importante em termos sociais.

"Foram identificadas áreas que são muito importantes, lacunas a preencher, e a Câmara vê-se aqui numa situação de ser apenas um parceiro, interventivo, mas não de pleno direito", lamentou.

Segundo o autarca, o facto de o novo hospital público de Lamego "ser de proximidade, construído com base num conceito funcional diferente, abre algumas oportunidades" que o hospital privado poderá explorar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas