O incidente ocorreu cerca das 12h30 de hoje e levou à ativação de meios terrestres no molhe norte da infraestrutura portuária e de uma lancha da Polícia Marítima, que se dirigiu ao veleiro já em mar alto, fora da barra do porto da Figueira da Foz.
Em declarações à agência Lusa, Silva Rocha, comandante do porto da Figueira da Foz, disse que a situação "não é muito comum" e que a violação das normas de navegação será alvo de um processo de contraordenação assim que o veleiro chegar ao porto de destino, caso este se situe em território nacional.
No entanto, a embarcação terá como destino Las Palmas, nas ilhas Canárias (Espanha), pelo que a coima só será aplicada quando o responsável pela embarcação - que levava a bordo duas pessoas - regressar a Portugal.
"Sabemos que é dinamarquês, faz transporte de veleiros e vem com alguma frequência à Figueira da Foz", indicou.
De acordo com o comandante do Porto, o veleiro estava há alguns dias na marina da cidade, depois de ter chegado à Figueira da Foz "sem combustível" e de ter sido recolhido com a ajuda de meios da Polícia Marítima e autoridade portuária.
Hoje, com a melhoria das condições climatéricas, saiu, apesar da navegação na barra se manter condicionada devido ao mau tempo e estado do mar.