Entre 100 e 4.500 euros "livres de impostos". É este o montante que a Biotrial paga a quem se voluntaria a participar em ensaios clínicos nas suas instalações. A empresa proprietária do centro em Rennes, França, aceita quem tenha entre 18 e 80 anos, mediante a realização de um exame médico e a aprovação por um comité de proteção.
No site da Biotrial, a informação surge em destaque e visa angariar voluntários para testes de medicamentos. Entre aqueles que já se voluntariaram, o pagamento é assumido como uma motivação. E há mesmo testemunhos de quem tenha aproveitado a remuneração para passar férias.
Foi nas instalações da Biotrial, em Rennes, França, que a seis pessoas foi administrado um medicamento da Bial que veio a causar-lhes danos cerebrais irreversíveis. Uma delas morreu. As restantes cinco estão internadas, uma delas apenas por prevenção.
A empresa, criada há 26 anos e que emprega cerca de 300 funcionários, detém outros centros nos EUA, Canadá, Reino Unido e Bélgica.
Em Portugal, refere o Público, são proibidos “quaisquer incentivos ou benefícios financeiros” aos voluntários de ensaios clínicos. Às empresas que os promovem é permitido apenas o “reembolso de despesas e prejuízos” tidos pela sua realização, mediante a apresentação de fatura.