Steve Duarte é o lusodescendente que está a dar que falar na imprensa internacional mas não pelas melhores razões. Em 2014 partiu para a Síria e lá tornou-se um operacional da propaganda do autoproclamado Estado islâmico.
Agora, o filho de emigrantes portugueses do Luxemburgo é apontado pelas autoridades como sendo o homem encapuzado que mata a tiro um refém com um tiro na nuca.
O vídeo do jovem de 27 anos foi divulgado no passado fim de semana, segundo o Expresso, mas na última semana várias são as notícias na imprensa francesa e luxemburguesa a dar conta do sucedido.
A Agência France Press, o The Huffington Post, o L’Express e o 20 Minutes são alguns dos exemplos. Mas a notícia só ganhou destaque depois de o Expresso avançar com a sua identidade.
Há muito que Steve Duarte está referenciado pelos serviços de informações parisienses. “É considerado um operacional influente na estrutura do Daesh”, revela uma fonte, segundo a imprensa internacional.
No vídeo protagonizado pelo lusodescendente ouve-se o jovem a fazer ameaças aos cidadãos portugueses e espanhóis, garantindo que um dia o grupo extremista vai viver numa Península Ibérica 100% muçulmana.