Quase mil condutores abastecem e fogem sem pagar todos os dias

Estimativas da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) mostram que, com a crise, têm aumentado os casos de condutores que abastecem e fogem sem pagar. O Jornal de Notícias (JN) acrescenta, esta terça-feira, que, em média, diariamente há 750 condutores que o fazem, o que representa prejuízos avultados para os revendedores.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
02/04/2013 09:49 ‧ 02/04/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Crise

Em tempos de crise e de aumentos constantes no preço dos combustíveis, a ‘prática’ de abastecer e fugir é cada vez mais frequente. Números da ANAREC, citados hoje na edição do JN, indicam que cerca de 30% dos postos de combustível em Portugal (cerca de 2.500) estão sujeitos a este “flagelo”.

“Cada abastecimento não pago ronda os 15 euros, o que dá um prejuízo mensal de 225 mil euros. [Sendo que], no final do ano, as perdas ascendem a 6,75 milhões de euros”, avança o presidente da ANAREC, Virgílio Ferreira. Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) reconhece que “a situação se tem agravado”.

Contudo, é provável, que estes valores estejam abaixo da realidade, visto que foram muitos os revendedores que deixaram de apresentar queixa às autoridades. Dados oficiais da PSP mostram isso mesmo: o número de ocorrências passou de 477 em 2011, para 208 no ano passado.

A solução pode passar, defendem as associações do sector, pela aposta no pré-pagamento, na videovigilância ou por um sistema de reconhecimento de matrículas nos postos de abastecimento.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas