Carteiro 'mete ao bolso' 44 mil euros com extravio de correspondência

Através do extravio de correspondência que continha cartões de multibanco e os respectivos códigos, um carteiro residente em Rio Tinto, Gondomar, conseguiu levantar cerca de 44 mil euros no espaço de um ano.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
09/04/2013 08:20 ‧ 09/04/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Gondomar

Responsável pela entrega de correspondência na área do Porto, um carteiro é acusado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público do Porto de violação do segredo de correspondência, abuso de cartão de garantia e burla informática.

O caso remonta a 2008, altura em que foi despedido. No entanto, o carteiro desviava a correspondência bancária dos moradores desde Junho de 2007, escreve o Jornal de Notícias.

Segundo o jornal, o esquema do funcionário dos CTT era simples: desviava, do Centro de Distribuição do Porto, as cartas bancárias que continham cartões de crédito ou de débito, ficando com eles. Depois, aguardava alguns dias até que o banco enviasse uma nova carta com o respectivo código de segurança do cartão, e a partir de aí bastava dirigir-se a um multibanco para fazer o levantamento do dinheiro.

No total saíram 33 pessoas lesadas deste esquema que valeu 44 mil euros a mais na conta do funcionário dos correios, que tinha ainda 4 mil euros guardados num cofre em casa, juntamente com várias cartas e talões.

O carteiro foi detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária do Porto após ter feito vários levantamentos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas