Quando uma Câmara contrata empresas familiares dos funcionários

O Ministério Público está a averiguar possíveis irregularidades praticadas pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, nos Açores, no que toca à contratação e ligação a empresas cujos responsáveis são familiares de membros da autarquia.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
09/04/2013 09:41 ‧ 09/04/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Açores

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, nos Açores, concedeu à Pestana & Vicente, empresa do marido da vice-presidente da autarquia, obras no valor de milhares de euros. Além disso, o presidente da autarquia, António Cordeiro, enquanto presidente do conselho administrativo da Fundação Escola Profissional, pagou 75 mil euros à mesma empresa para restruturar o estabelecimento de ensino.

Segundo o jornal i, estas duas contratações estão a ser averiguadas pelo Ministério Público após o município ter sido acusado de irregularidades.

A juntar à contratação da empresa do marido da vice-presidente, Elga Costa, está também a ser investigado o facto de o chefe de divisão financeira da autarquia, José Braga (que é cunhado do presidente), ter sido em simultâneo funcionário de empresas também contratadas pela Câmara.

De acordo com o i, está igualmente sob investigação a pretensa permuta de terrenos entre a empresa Couto e Couto (proprietária dos terrenos de um parque de estacionamento que o município gere de forma gratuita) e a autarquia. No entanto, o jornal adianta que existem outras permutas e que terão sido levantadas suspeitas de as mesmas lesarem o interesse público.

O jornal tentou contactar o município açoriano mas este recusou-se a fazer comentários.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas