Visitas de estudo e lanches dos alunos do desporto escolar foram algumas das actividades que foram afectadas nas escolas devido ao congelamento de despesas, ordenada por Vítor Gaspar, na sequência do chumbo de quatro normas do Orçamento pelo Tribunal Constitucional.
Numa escola em Viseu, no final de um campeonato de desporto, os alunos não receberam, como até aqui, o lanche. A justificação é dada por uma docente: “Foi recusado o pedido de lanche por causa do despacho do ministro Vítor Gaspar. Neste caso estamos a falar de 30 alunos, mas imagino que isto aconteça em outras escolas”, cita o Jornal de Notícias.
A associação de directores das escolas pensa o mesmo e acredita que as escolas já começaram a sofrer as consequências do despacho.
Por outro lado, o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, já veio dizer que o despacho deverá ser revogado esta semana. "Contamos com a suspensão definitiva do despacho na próxima terça-feira", revelou na passada quinta-feira o governante, no briefing do Conselho Ministros.