António Costa ameaça Estado com processo judicial

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ameaça processar o Estado caso avance com a concessão a privados dos transportes públicos da cidade.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
24/04/2013 11:32 ‧ 24/04/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Lisboa

Para António Costa, o Governo não pode privatizar a Carris e o Metro de Lisboa porque as duas empresas são “activos que pertenciam ao município e de que o Estado se apropriou por via da nacionalização”.

De acordo com o jornal Público, o presidente da autarquia lisboeta vai apresentar hoje uma moção contra a decisão do Governo, na qual avisa as empresas interessadas no negócio que não poupará esforços para impedir a privatização da Carris e do Metro, recorrendo “se necessário for, às instâncias judiciais”.

No referido documento, a que o Público teve acesso, António Costa sublinha que é “ao Município de Lisboa – não ao Governo – que as leis em vigor conferem atribuições e competências para gerir e explorar as redes de transporte público urbano na cidade”.

O autarca recorda ainda que as duas empresas foram nacionalizadas num “momento anterior à entrada em vigor da actual Constituição da República” e que o Estado “ainda não indemnizou o Município de Lisboa pela nacionalização de activos”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas