Um ano antes de cumprirem metade da pena, os cinco condenados do processo Casa Pia, Carlos Cruz, Manuel Abrantes, Carlos Silvino, Jorge Ritto e Ferreira Diniz, podem requerer o cumprimento do que resta da pena nas suas casas, com pulseira electrónica, explica a TVI24.
No caso do antigo apresentador, condenado a seis anos de prisão, o cumprimento da pena acontece a Dezembro de 2017. Mas como atinge metade da pena em Dezembro do próximo ano, pode avançar já em Dezembro de 2013 com um pedido para cumprir o resto da pena em casa.
No mesmo sentido, o antigo provedor da Casa Pia, Manuel Abrantes (dos cinco arguidos o que tem a pena mais leve), condenado a cinco anos e nove meses, o fim da pena chega em Novembro de 2017, mas como em Dezembro do próximo ano cumpre metade da pena, também no final deste ano pode solicitar o cumprimento da pena em casa.
Mais tempo terão, no entanto, de esperar os restantes arguidos Carlos Silvino, condenado a 15 anos de prisão, o médico Ferreira Diniz, com a segunda pena mais pesada de sete anos, e o embaixador Jorge Ritto, que cumpre uma pena de seis anos e oito meses.
Todos os cinco arguidos estão detidos no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra.