SIBS alerta para 'técnica' de retenção de notas no multibanco

A SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços informou, esta quarta-feira, que o furto, através da técnica de ‘cash trapping’, é um fenómeno cíclico, que incide sobretudo nos grandes centros urbanos, alertando os utilizadores do multibanco para irregularidades nas caixas automáticas.

Notícia

© LUSA

Lusa
08/05/2013 22:34 ‧ 08/05/2013 por Lusa

País

Crime

No dia em que a PSP anunciou a detenção de dois homens, em flagrante delito, pela instalação de dispositivos nas máquinas de multibanco para reter o dinheiro levantado, a empresa explicou que tem identificado casos de criminalidade, recorrendo à referida técnica, que considerou um “fenómeno cíclico”.

A SIBS alertou os utilizadores de caixas automáticas para estarem atentos a qualquer irregularidade nas caixas automáticas, como um sistema diferente de leitor de cartões, de ecrã ou de teclado, aspecto visual diferente ou indícios de vandalização do equipamento.

A técnica de ‘cash trapping’ consiste na colocação de um objecto no terminal de saída das notas do ATM, impedindo a sua saída, com a intenção de enganar quem pretende levantar dinheiro e que julga que o equipamento está avariado, levando os utilizadores a abandonar o local e, nessa altura, os suspeitos procedem à remoção do dispositivo e à consequente subtracção do dinheiro retido.

A empresa refere que os dados inerentes à ocorrência destes incidentes estão em segredo de justiça pelo que não podem ser revelados, adiantando que foram tomadas medidas de prevenção e controlo “de forma a neutralizar as consequências de futuras ocorrências”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas