"Pela primeira vez em 35 anos digo que a democracia está em causa"

O sociólogo António Barreto mediu o pulso à situação do País na antena da SIC Notícias, esta quinta-feira à noite, considerando que está mais fraco do que nunca. “É a primeira vez em 35 anos que digo que a democracia pode estar em causa”, declarou, diagnosticando débil saúde ao Estado Social que, até aqui, era “o cimento” do sistema democrático do País.

Notícia

©

Elsa Pereira
09/05/2013 23:16 ‧ 09/05/2013 por Elsa Pereira

País

António Barreto

“O Estado Social foi uma espécie de cimento da democracia e o Estado Social está a ser desgastado”. É desta forma que o sociólogo António Barreto sintetiza a ideia de que a democracia em Portugal está em risco. Vai mais longe, aliás, ao afirmar que “é a primeira vez em 35 anos” que sente que o sistema democrático “está em causa”.

“A fractura entre o PS e o PSD é cada vez maior”, assinalou Barreto, que falava na antena da SIC Notícias, lembrando que “tudo começa em pequenino”, como tal, começam já a haver “alguns elementos” que podem indiciar “o colapso das instituições”.

E forneceu um exemplo, em seu entender, paradigmático. “A Justiça é o sangue da democracia, o sangue da Liberdade, é o fundamental. E parece ser a última coisa na qual o legislador pensa quando quer fazer alguma coisa de importante para o País”, sublinhou.

Para o sociólogo, os políticos demonstram “cada vez menos seriedade” e estão a mexer em pedras basilares da sociedade democrática, como o princípio da “confiança” e o da “não retroactividade das leis”, reportando-se aqui, em concreto, à medida anunciada pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, relativamente ao corte de 10% nos rendimentos dos pensionistas.

Relativamente à taxa de 17,7% de desemprego em Portugal, registada no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas hoje divulgados, António Barreto comentou que estes números são “uma enormidade” e que “o desemprego é uma espécie de fatalidade que se está a enraizar”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas