Centros hospitalares a 'romper pelas costuras'

Um relatório ainda provisório da Administração Central do Sistema de Saúde, a que Jornal de Notícias teve acesso, revela que 34% dos hospitais portugueses têm uma ocupação excessiva das camas de internamento, o que significa que são 11 dos 32 centros hospitalares e hospitais do país.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
16/05/2013 09:40 ‧ 16/05/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Saúde

Os dados ainda provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde apontam para uma ocupação excessiva das camas de internamento na ordem dos 34%, o que corresponde a 11 dos 32 centros hospitalares e hospitais do país.

O mesmo documento afirma que a taxa de ocupação das camas dos hospitais que têm serviço de urgência deverá situar-se entre os 75% e os 85%. No entanto, esta estimativa é traída pelos dados de vários hospitais cuja taxa de ocupação é superior a estes números. A título de exemplo, os centros hospitalares do Porto apresentam uma taxa de 87,7%, enquanto os de Lisboa Norte e de Vila Nova de Gaia registam uma taxa de 89,9%.

Apesar de o Jornal de Notícias já ter tido acesso a este documento e ter pedido um comentário ao Ministério da Saúde, o gabinete de Paulo Macedo recusou dar qualquer esclarecimento antes de serem conhecidos os dados definitivos do relatório.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas