Funcionários de lojas vendem dados de cartões para roubos

Uma mulher e dois homens na casa dos vinte anos conseguiram gastar, em três meses, 65 mil euros em compras online com cartões de outras pessoas, cujos dados eram obtidos com a ajuda de funcionários, noticia o Diário de Notícias (DN).

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
05/06/2013 09:07 ‧ 05/06/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Crime

Um grupo usou dados de cartões de 40 pessoas para fazer compras pela internet. Dois homens e uma mulher acediam aos códigos e a outras informações com a colaboração de funcionários de vários estabelecimentos.

De acordo com o DN, a Polícia Judiciária (PJ) já deteve os suspeitos na sequência daquela que é, até agora, a sua maior investigação na Grande Lisboa, este ano, deste tipo de crimes, que têm vindo a aumentar cerca de 30%.

Contudo, e apesar de terem sido gastos 65 mil euros, o sistema de detecção de fraudes da PayWatch e Unicre conseguiu bloquear a maior parte dessas transacções, e 50 mil euros não foram autorizados.

O DN adianta que as compras foram quase todas de equipamentos tecnológicos, computadores, tablets e televisões que depois o grupo revendia.

A Judiciária ainda está a investigar o caso, pois apesar de os principais autores estarem detidos, falta ainda identificar os cúmplices, ou seja, os funcionários das lojas que terão vendido os dados dos cartões.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas