Há vários dias que os sistemas informáticos dos centros de saúde do Norte estão com problemas. Tem de se esperar muito tempo para consultar um processo clínico de um doente, e nem sempre se consegue.
“A situação piorou imenso nas últimas semanas, não há acesso às várias aplicações ou é exasperadamente lento, impedindo muitas vezes a consulta de dados históricos dos doentes”, refere um comunicado da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar. “A segurança dos doentes pode estar em causa”, lê-se no documento.
De acordo com o Jornal de Notícias, as falhas devem-se a um processo de migração dos dados dos múltiplos servidores espalhados pelas unidades de saúde do Norte para um centro de dados regional. Por outro lado, a lentidão da emissão das receitas serem agora electrónicas também agrava o problema.
Os problemas do sistema informático têm gerado queixas de falhas de informação e mesmo erros que podem ter sido originados por troca de informação clinica. No entanto, a Administração Regional de Saúde do Norte garante que nunca foi reportada qualquer situação relacionada com a gestão dos ficheiros clínicos.