O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou que os alunos que hoje não conseguiram realizar os exames de 12º ano o farão no próximo dia 2 de Julho.
“Os alunos que hoje não puderam realizar os exames irão faze-los no dia 2 de Julho às 9h30, já depois de terminados os restantes exames da primeira fase”, disse Nuno Crato.
O governante garantiu ainda que estão preparados enunciados com idêntico grau de dificuldade aos dos exames hoje realizados de Português.
Nuno Crato afirmou que a medida vai ao encontro das solicitações de pais, no sentido de não sobrecarregar mais o calendário da primeira fase.
Questionado sobre as questões da equidade entre os alunos que hoje realizaram o exame e o do próximo mês, o governante afirmou que está garantida a igualdade de condições, porque as provas nacionais são preparadas por equipa de profissionais e sorteados para serem aplicados “num momento preciso dentro de uma estrutura semelhante”.
“Não há qualquer problema quanto à equidade”, garantiu o ministro.
Saliente-se que cerca de 70% da população estudantil conseguiu, apesar da paralisação dos docentes, fazer hoje os exames, sendo que só aqueles que ficaram impedidos de os realizar terão de se submeter à nova prova.
"Mais 70% dos alunos do ensino secundário realizaram hoje o exame nacional de Português e 70% das escolas com provas marcadas realizaram-nas a 100%", assinalou Crato, de acordo com dados provisórios do júri nacional de exames.