Em comunicado, a CEP adiantou que o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, foi eleito vice-presidente da estrutura que integra os bispos da Igreja Católica Portuguesa, tendo ainda sido escolhido o bispo de Lamego, António Couto para completar o número de sete membros do Conselho Permanente.
A eleição teve lugar após a aceitação pelo papa Francisco do pedido de resignação de José Policarpo e da consequente nomeação do novo patriarca de Lisboa, ficando Manuel Clemente a presidir à CEP até às próximas eleições, previstas para o final de abril.
Durante a Assembleia Plenária foi aprovado por unanimidade um voto de congratulação pelo serviço prestado à CEP pelo anterior presidente José Policarpo, que exerceu o cargo em três mandatos.
“Simos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como patriarca de Lisboa e presidente da CEP, os bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal”, pode ler-se no documento.