Oito em cada dez idosos não têm dinheiro para bens primários

O retrato foi elaborado pelo Conselho Económico e Social (CES) e alerta para o facto de oito em cada dez idosos não serem capazes de pagar os bens de primeira necessidade devido ao reduzido valor das pensões mensais. O pagamento de contas, alimentação e medicamentos ficam comprometidos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
22/06/2013 08:28 ‧ 22/06/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Crise

O estudo do Conselho Económico e Social (CES) refere-se ao mês de Março e dá conta da precaridade que a grande maioria dos idosos vive em Portugal. Oito em dez não têm dinheiro para as contas nem tampouco para os bens de necessidade, escreve o Jornal de Notícias.

Os reformados correm sérios riscos de pobreza e as reformas ficam aquém das necessidades reais, já que oito em cada dez idosos recebem uma pensão mensal que não chega aos 410 euros.

“Só 12 a 15% dos pensionistas (…) terão pensões que permitem cobrir as despesas mensais”, alerta o CES. Deste modo, ficam comprometidos o pagamento das contas, a alimentação e a aquisição de medicamentos, maior parte das vezes fundamentais para a sobrevivência dos mais velhos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas